A Maçonaria, Ordem Universal formada por homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas, nas quais, por métodos ou meios racionais, auxiliados por símbolos e alegorias, estudam, e trabalham para a construção de uma Sociedade Humana; fundada no amor fraternal, na esperança de que com amor a Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com tolerância, com virtude e com sabedoria, buscando sempre de maneira livre a investigação da verdade, aliada ao progresso do conhecimento humano, das ciências e das artes, sob a tríade: Liberdade, Igualdade e Fraternidade; dentro dos princípios da razão e da justiça, a fim de que o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal.
Deste enunciado, pode-se abstrair que:
A Maçonaria proclama, desde a sua origem, a existência de um principio Criador, ao qual, em respeito a todas as religiões denomina Grande Arquiteto do Universo.
A Maçonaria não impõe limites à livre investigação da Verdade. Para garantir essa liberdade exige de todos a maior tolerância.
A Maçonaria é acessível aos homens de todas as classes e crenças, quer religiosas, quer políticas, excetuando-se aquelas que privem o homem da liberdade de consciência, restrinjam os direitos e a dignidade da pessoa humana, bem como aquelas que exijam submissão incondicional aos seus chefes, ou, ainda, privem o homem da liberdade de manifestação do pensamento
A Maçonaria se constitui numa escola, que impõe os seguintes preceitos:
A Maçonaria proclama, também, os seguintes postulados:
A Maçonaria é um grande ideal e um ideal nunca morre.
Preencha seus dados para ter acesso a área restrita