Notícias

Fique informado.

Iniciação na ARLS Os Últimos Templários Nº 46

Sob a presidência do Venerável Mestre Radamir, Lira a cerimônia foi conduzida no período vespertino, em 11 de novembro de 2023, marcando a iniciação do Irmão José Carlos Giló.


A sessão contou com a ilustre presença do Irmão Benedito de Andrade Santana (Grão-Mestre Adjunto da GLEPB), bem como dos Irmãos Francisco Pedrosa Gomes (Grande Provedor do Patrimônio), Sebastião Edson Vilela (Delegado), José Edmar Leal Farias (Grande Tesoureiro), José Maria Tavares de Melo Neto (Delegado), Fernando Antonio e Silva Machado (Juiz do GCJ GLEPB), Carlos Alberto (Venerável Mestre da Loja Potiguar), João Bosco Miranda (Grande Tesoureiro e Grande Secretário de Administração da GLERN), Almir Pereira do Vale (Loja Professor Euclides César 28 GLMECE, Fortaleza), e diversos outros Irmãos visitantes, pelos quais a loja expressa sincera gratidão pela honrosa presença.

Posteriormente à sessão, foi oferecido um ágape para celebrar a nova cunhada, sendo-lhe entregue uma orquídea branca pelas mãos das cunhadas Ivone e Neusa.

Ler Mais

LOJA REGENERAÇÃO CAMPINENSE REALIZA INICIAÇÃO

Na noite desta sexta-feira, 10 de novembro, a Loja Maçônica Regeneração Campinense realizou a iniciação dos irmãos Elvis Sangelis Dias Marinheiro, José Elvys de Souza Monteiro e Leytson Erik Alves Guimarães.

A data é um momento histórico e de bastante importância para a Regeneração Campinense e para os três recém iniciados, já que a cerimônia ocorreu no período em que a Loja completa 100 anos de fundação e serviços prestados à sociedade.

Na ocasião esteve presente o Grão-Mestre Ailton Elisiário acompanhado de outras autoridades da Grande Loja Maçônica da Paraíba (GLEPB).

A reunião recebeu comitivas de irmãos de outros municípios, lojas e potências. Finalizando com um jantar no Salão de Banquetes do palacete.

Ler Mais

CENTENÁRIA LOJA MAÇÔNICA REGENERAÇÃO DO NORTE N. 10

Entra na luta para combate do câncer de próstata, promovendo a Palestra Saúde Masculina: tabus, prevenção e cuidados, tendo como Palestrante o Irmão Deusdedit de Lima.

São dois meses inteiros à prevenção de duas das doenças que mais matam: câncer de mama e câncer de próstata. As campanhas do Outubro Rosa e o Novembro Azul visam fortalecer a cultura da prevenção.

A Augusta e Respeitável e Benemérita Loja Simbólica Regeneração do Norte n. 10, entra na campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, para tanto vem com uma programação especial em seu Templo nos dias de reuniões neste mês de novembro.

Com a presença marcante dos Irmãos e cunhadas, foi realizado na ultima quinta feira dia 09 de novembro em seu Templo uma Magnífica Palestra com o tema: Saúde Masculina: tabus, prevenção e cuidados, tendo como Palestrante o Irmão Deusdedit de Lima.

De forma bem simples o Irmão palestrante discorreu o tema onde muitos tabus na oportunidade foram levantados e o palestrante deixando há todos muito bem à vontade e esclarecidos. Segundo dados apresentados pelo palestrante, O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Após a palestra foi aberto um excelente debate dando aos Irmãos e Cunhadas a oportunidade de sanarem duvidas sobre o tema. Ainda neste mês de novembro dando continuidade ao ciclo de palestra do novembro azul, será proferida no próximo dia 23 de novembro às 20hs em seu Templo a Palestra: Como cuidar de seu maior bem - sua saúde, tendo como palestrante Médica Endocrinologista, Ingrid, esposa do nosso Venerável Mestre Euler, ficam desde já todos os Irmãos e cunhadas convidados para participarem desta magnífica palestra. Abaixo estamos publicando na integra a Palestra do nosso Irmão Deusdedit de Lima.

Ler Mais

INICIAÇÃO NO CAPÍTULO DEMOLAY JOÃO PESSOA Nº 11

Iniciados:

Benício Gomes, Davi Chianca e Pedro Cardim

Lojas Presentes:
Cavaleiros do Sol nº 42 (Loja Patrocinadora), Regeneração Campinense nº 02, Regeneração do Norte nº 10, Sete de Setembro nº 11, Coragem e Sabedoria nº 4535 (GOB-PB)

Capítulos Presentes:
Águia de Haya nº 624 e Defensores do Rio Vermelho nº 884

Autoridades da Ordem DeMolay:
Camilo de Lélis (Grande Secretario Estadual), Carlos Crespo (Oficial Executivo), Kauan Lima (Mestre Conselheiro Estadual), José Maria Tavares de Melo Neto (Presidente do Conselho Consultivo)

Após a iniciação foi realizada uma Cerimônia Pública com apresentação da Cerimônia das Luzes e que contou com a participação de familiares dos recém iniciados, convidados, o Bethel 007 Guardiãs da Fênix das Filhas de Jó e da Honorável Rainha do Grande Bethel, Milene Marcele.

Por fim foi servido um jantar no Salão de Ágape do Palácio Maçônico.

Ler Mais

INICIAÇÃO NA LOJA UNIÃO MAÇÔNICA CAJAZEIRENSE N° 20

No ultimo sábado, 20, em cerimônia conduzida pelo Veneravel Mestre Irmão José Dias Silva. a Loja União Maçônica Cajazeirense N° 20, do Oriente de Cajazeiras – PB, trouxe para a Maçonaria Paraibana o Neófito Luis Fernando Silvestre, pedreiro (fiscal de obras) em São José de Piranhas onde reside.

 

Estiveram presentes: o Grande 1° Vigilante da GLMEPB, José Laércio, o Grande Orador Adjunto, Irmão Paulo Porcino, o Irmão coordenador Naldo Silva da Loja Deus Caridade e Justiça - GOB, Oriente de Pombal, o Irmão Huarandir Dantas, Deputado da PAEL, da Loja União Catoleense - GOB, de Catolé do Rocha, o Venerável Mestre da Loja Eddeus Feitosa - , GLEPB, Irmão Ridelson do Oriente de Itaporanga.

O agape foi na área de lazer Alcindo Xavier, próxima a nossa loja União Maçônica Cajazeirense.

Ler Mais

Reconhecimento Internacional

A Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba celebra mais uma conquista extraordinária, fortalecendo seu prestígio no cenário internacional. Em um comunicado oficial, o Grão-Mestre Ailton Elisiário de Souza anunciou o reconhecimento da instituição pela prestigiada Grande Loja da Escócia.

Esta distinção, aprovada por unanimidade na Assembleia de 26 de outubro, é um marco significativo para a Grande Loja Paraíbana, cuja trajetória de 95 anos alcança agora uma nova dimensão internacional. O reconhecimento pela Grande Loja Unida da Inglaterra, obtido em setembro de 2022, já havia consolidado a reputação da Grande Loja do Estado da Paraíba no âmbito global.

O Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja da Escócia, Irmão Willam M. S. Semple, expressou entusiasmo em estabelecer laços fraternos e fortes com a Grande Loja da Paraíba. Em uma prancha enviada, ele afirmou: "Posso assegurar que o Grão-Mestre e a Grande Loja da Escócia estão ansiosos para desenvolver um relacionamento forte e fraterno com a Grande Loja da Paraíba."

O compromisso da Grande Secretaria de Relações Exteriores em buscar e conceder reconhecimentos entre Potências Maçônicas foi reforçado ao longo de 2022, com o reconhecimento pela Grande Loja Unida da Inglaterra e a reciprocidade ao Grande Oriente Independente de Pernambuco, Grande Oriente de Minas Gerais, Grande Oriente do Amazonas e Grande Oriente do Mato Grosso do Sul.

Além do reconhecimento pela Grande Loja da Escócia, o ano de 2023 já testemunhou o reconhecimento da Grande Loja do Piauí e do Grande Oriente de Alagoas. Outras solicitações de reconhecimento estão em andamento, consolidando ainda mais a presença internacional da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba.

Estes reconhecimentos não apenas atestam a regularidade da Grande Loja no contexto da Maçonaria Universal, mas também a integram plenamente no seio da comunidade maçônica internacional.

A Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba reafirma seu compromisso com os valores da Maçonaria e seu papel ativo no fortalecimento dos laços fraternos em escala global.

Para mais informações, entre em contato com a Grande Secretaria de Relações Exteriores da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba.

 


Nota: Este comunicado é uma adaptação do documento original para um formato de notícia de site, mantendo a essência e informações relevantes.

Ler Mais

Banquete Ritualístico

Na noite de ontem, foi celebrado um momento único e especial na história da Loja Maçônica Os Últimos Templários Nº46. O Banquete Ritualístico em comemoração aos 20 anos de existência da Loja reuniu irmãos de diferentes Lojas e autoridades maçônicas, fortalecendo os laços fraternos e simbolizando a grandeza da Maçonaria.

Representando a força e união da Maçonaria na Paraíba, estiveram presentes diversas Lojas co-irmãs, que compartilharam conosco essa noite de celebração. Entre elas, destacamos a Branca Dias, Regeneração Campinense (Campina Grande), Estrela de Araçá, José do Patrocínio, Augusto Simões (Patos), Regeneração do Norte, Presidente João Pessoa II, Mestres dos Cristais (GOB), Luiz Gonzaga (GOB), 09 de Dezembro (GOPB) e Rei Salomão (Manaus-AM).

A presença da Diretoria da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba (GLEPB) abrilhantou ainda mais o evento. O Grão-Mestre Ailton Elisiário, o Grão-Mestre Adjunto Benedito Santana e demais membros da diretoria, como o Grande Secretário de Relações Interiores Gerailton Bezerra, o Grande Tesoureiro Edmar Leal, o Grande Mestre de Harmonia Alexandre Mariano, o Vice-Presidente do GCJ Fernando Machado, o Membro da Comissão de Finanças Newton Sá e o Grande Guarda do Templo Marcos Franklin, estiveram presentes, transmitindo o apoio e reconhecimento da GLEPB.

Destacamos também a presença do Grande Inspetor Litúrgico Nilson Fernandes, que compartilhou conosco sua sabedoria e orientações durante o Banquete Ritualístico.

Agradecemos a todos os Veneráveis Mestres e Veneráveis Mestres Eleitos das Lojas presentes, que representaram suas respectivas lojas de forma exemplar. Entre eles, destacamos Roberto Neves (VM José do Patrocínio), Frank Faustino (VM Mestres dos Cristais GOB), Radamir Lira (Os Últimos Templários/VM Eleito), Gleidson Palmeira (Augusto Simões N12/VM Eleito) e Carlos Porto (Loja Regeneração Campinense).

Não poderíamos deixar de mencionar os Veneráveis Mestres Honra, que, com sua experiência e dedicação, são fonte de inspiração para todos nós. Agradecemos a Teodorico Portela (Branca Dias N1), Roberto Maia (VM Honra José do Patrocínio N33), Zé Brito (VM Honra Os Últimos Templários N46) e Madureiro (VM Honra Rei Salomão N44 - Manaus) por sua presença marcante e por contribuírem para o sucesso do Banquete Ritualístico.

Os trabalhos de banquete foram conduzidos pelo Venerável Mestre Clidenor Jr., 1º Vigilante Radamir Lira e 2º Vigilante ad hoc Lauro Miranda, Orador Isaac Freitas e Secretário ad hoc Alexandre Mariano, além dos demais oficias da loja.

Nossa gratidão se estende a todos os presentes, que compartilharam conosco essa noite de emoção e  fraternidade. É por meio da união de todos os maçons presentes e de seus esforços individuais que a Maçonaria fortalece seu propósito de aprimoramento pessoal e construção de um mundo melhor.

Que essa celebração dos 20 anos da Loja Maçônica Os Últimos Templários Nº46 fique marcada em nossos corações como um momento de renovação de votos e compromissos maçônicos. Que continuemos trilhando o caminho do conhecimento, da virtude e da fraternidade, guiados pelos princípios que regem a Maçonaria.

Com emoção e gratidão,
ARLS Loja Maçônica Os Últimos Templários Nº46

Ler Mais

Sessão Magna de Iniciação e Festiva

Neste sábado (18 de Março/2023) a A.·.R.·.L.·.S.·. OS ÚLTIMOS TEMPLÁRIOS Nº46 realizou uma Sessão Magna de Iniciação e Festiva dos 20 Anos de fundação. A sessão contou com a presença de 112 pessoas sendo 62 Irmãos e 50 convidados e familiares.

Presentes, o Sereníssimo G.·. M.·. da G.·.L.·.E.·.P.· Ir.·. Ailton Elisiário e G.·. M.·. Adjunto da G.·.L.·.E.·.P.·. Ir.·. Benedito Santana e o Ir.·. Nilson Fernandes Grande Inspetor Litúrgico da 2ª Região e mais cinco Delegados do Grão Mestre: José Maria, Luidvan, Georgio e Gena, além dos Grande Oficiais: Grande Mestre de Cerimônias (Ivan), Grande Provedor do Patrimônio (Pedrosa), Grande Secretário de Relações Interiores (Gerailton), Grande Tesoureiro (Edmar), Grande Secretário de Justiça (Leonidas), Grande Secretário de  Imprensa e Comunicação (Arquimedes), Manoel Cacimiro (Presidente da Comissão de Legislação GLEPB), Alexandre Mariano (Grande Mestre de Harmonia), Newton Sá (Membro da Comissão de Finanças) e Américo Uchoa (Grande Hospitaleiro).

Veneráveis Mestres presentes: Antônio de Padua (Regeneração do Norte), João Lucas (Estrela de Araçá), Valmir Carneiro (Gonçalves Ledo), Daniel Casimiro (Raimilson Felinto), Péricles Viana (Irmão João Batista Rocha).

Lojas representadas:
1. Regeneração Campinense (Campina Grande)
2. Presidente João Pessoa II
3. Regeneração do Norte
4. Gonçalves Ledo (Cabedelo)
5. Paz e Harmonia
6. Cinco de Julho (Conceição)
7. Presidente Roosevelt
8. Estrela de Araçá (Mari)
9. Fidelitas
10. Raimilson Felinto (Pombal)
11. Sete de Setembro
12. Irmão João Batista Rocha (Capim)
13. Schalom (Bayeux)
14. Professor Leônidas Santiago (Areia)
15. Acácia Amarela (GOB)

Na sessão, após a iniciação foram realizadas as ações festivas no templo da Grande Loja da PB com as Homenagens ao Jubileu de Porcelana: Homenagem aos membros fundadores presentes, distribuição dos folhetos com a ATA de fundação, estatuto, carta constitutiva e outras informações, o lançamento do PIN comemorativo aos 20 anos, entregue à todos os presentes na sessão, declamação de um Poema "A caminhada maçônica".

Na sequência, o Venerável Mestre Clidenor Jr. recebeu alguns mimos pela loja: Placa de homenagem enviada pela G.·.L.·.E.·.P.·.B.·. e entregue pelo G.·. M.·. Ailton e G.·. M.·. ADJ.·. Benedito, Placa de parabéns enviada pela 2ª Inspetoria Litúrgica, entregue pelo Ir.·. Nilson Fernandes (Grande Inspetor Litúrgico) e Livro da Lei, presente do Ir.·. Alexandre Mariano (Obreiro da Loja e Grande Mestre de Harmonia GLEPB).

Um jantar regado a boa música ao vivo encerrou as comemorações com a entrega de um PIN de Acácia Dourada (banhado a ouro) à todas as cunhadas presentes.

Loja Maçônica Os Últimos Templários Nº46
QUE VENHAM OS PRÓXIMOS 20 ANOS!!!

Ler Mais

SESSÃO CONJUNTA COM PALESTRA SOBRE OS GRAUS SUPERIORES

 

Loja Os Últimos Templários n° 46 em reunião conjunta com as Lojas: Sete de Setembro n° 11 e Carneiro da Cunha n° 17, nesta terça-feira dia 29/11/2022.

Na sessão foi ministrada uma palestra sobre os Graus Superiores, atuação da Inspetoria Litúrgica - 2ª Região da Paraíba, ministrada pelo Grande Inspetor Litúrgico Irmão Nilson Fernandes Thomaz da Silva e, Edmar Leal, Presidente da Loja de Perfeição Imperador Pedro I.

Lúcio (Sete de Setembro), Clidenor Jr (VM Os Últimos Templários N46), Benedito (GM Adjunto), Expedito (VM Carneiro da Cunha) e Nilson Fernandes (Grande Inspetor Litúrgico).

Lúcio (Sete de Setembro), Clidenor Jr (VM Os Últimos Templários N46), Benedito (GM Adjunto), Expedito (VM Carneiro da Cunha) e Nilson Fernandes (Grande Inspetor Litúrgico).
 

Presente o Eminente Grão-Mestre Adjunto Irmão Benedito de Andrade Santana e ainda, as Lojas Regeneração do Norte, Acácia da Serra (GOB), João Pessoa II, José Pessoa da Costa, Paz e Harmonia, João Batista Rocha, Cavaleiros do Sol, representadas por seus Irmãos e/ou Veneráveis/Vigilantes.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Irmão Clidenor Jr (Venerável Mestre da Loja Os Últimos Templários N46) e Expedito Leite (Venerável Mestre da Loja Carneiro da Cunha N17), 1° Vigilante Lúcio (Loja Sete de Setembro N11), 2º Vigilante Valdeni Chaves (Loja Os Últimos Templários N46), além de outros valorosos Irmãos das 3 lojas.

Ler Mais
Página 1 of 9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próxima

Área Restrita

Preencha seus dados para ter acesso a área restrita