- jan 20, 2025
- 0 Comentários
Tudo posso naquele que me fortalece. (Fil 4,13).

Estamos aqui reunidos para concomitantemente encerrarmos um ciclo de trabalho e darmos início a outro, com fé e esperança renovadas, com os mesmos propósitos e disposição de enfrentar novos desafios, celebrando as nossas vidas e a da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba.
Não faremos aqui uma prestação de contas da gestão que termina, posto que já a fizemos em outra oportunidade. Todavia, faremos uma convocação para darmos continuidade ao que construímos nestes últimos quatro anos, uma vida maçônica saudável, cultuando entre nós as virtudes da concórdia e da harmonia, comprovadas com nossa recondução mediante a dispensa do processo eleitoral, assentando-nos no trono do Rei Salomão por aclamação.
Nada mais celebrativo que isto, o malhete nas mãos do mesmo Grão- Mestre, mantendo o mesmo espírito de paz e harmonioso trabalho, para a glória do Grande Arquiteto do Universo dentro da Fraternidade que nos une como verdadeiros Irmãos. Fratres in Unum, Irmãos em União, foi nosso lema neste mandato que encerramos e continuará sendo neste que agora começamos.
Nesta nova Administração contaremos com praticamente todos os componentes da Administração que findam seus mandatos. A maior parte dos Irmãos permanece, alguns foram remanejados para o exercício de outros cargos, poucos não continuarão por decisão própria ou por outros motivos. Novos Irmãos foram convidados para comporem a nova Diretoria e que abraçaram os projetos lhes apresentados.
Pode parecer nestas minhas palavras que nada irá mudar, permanecendo “tudo como dantes no quartel de Abrantes”. Ledo engano, porém, se assim for pensado. Novos tempos, novas realidades. E todos serão chamados às novas transformações, com novas mentes e inovações, sem perdas dos princípios fundamentais da Ordem, que a perpetuam como Instituição filosófica e progressista que busca tornar feliz a Humanidade.

A educação maçônica será o esteio da nova Administração, a espinha dorsal que dará sustentação as ações de progresso para a formação do maçom
e o crescimento institucional. Como meio em que os costumes, hábitos e valores da nossa comunidade maçônica se transferem de uma geração maçônica para a geração maçônica seguinte, o programa da educação maçônica que virá a ser implementada adotará os três métodos em voga na sociedade brasileira, a educação formal, informal e não-formal, a cargo do Venerável Colégio Maçônico e da Grande Secretaria de Educação e Cultura da Grande Loja.
Com essas práticas, haveremos de realizar modificações educacionais internas que resultarão em benefício individual e social, adaptando a Instituição ao tipo de Maçonaria da atualidade, a Maçonaria Executiva, que é o caminho que começamos a trilhar já nesta primeira gestão. Desse modo, continuaremos olhando para o futuro sem perdermos de vista o passado, transformando a Maçonaria sem a perda da sua essência e finalidades.
Duas outras questões importantes serão a atualização da legislação maçônica e a revisão dos rituais dos ritos adotados pela Grande Loja. Educação, legislação e ritualização é, pois, o triângulo ou os três pontos principais de ação da nova Administração.
Ao lado desta espinha dorsal dos planos de ação, manteremos a harmonia e respeito mútuo com as potências regulares do Brasil e do Exterior, perante as quais estamos expandindo nossas relações institucionais nacionais e internacionais.
Junto às nossas Lojas continuaremos dando nosso apoio pessoal e institucional, fortalecendo-as em suas ações e iniciativas que visem a solidariedade, a paz e a harmonia.
A todos os nossos Diretores agora empossados, Grandes Oficiais Administrativos, Grandes Oficiais Litúrgicos, Grandes Comissões Permanentes, Grandes Delegados Distritais, Grandes Conselhos de Justiça e do Grão-Mestrado, Venerável Colégio Maçônico, Grandes Secretarias e demais órgãos permanentes e provisórios, os conclamamos para que a beleza da obra projetada se torne luz sapiencial para a alegria de todos nós, Grande Loja, Lojas e Irmãos, unidos no mesmo desiderato, no mesmo desejo, na mesma aspiração.
Reafirmamos nosso compromisso com mais de 1.500 maçons ativos, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, ligadas direta ou indiretamente às nossas entidades paramaçônicas, Ordem DeMolay, Filhas de Jó, Fraternas e Samaritanas, Nobres Shriners e Ladies, Bodes do Asfalto, Filhos do Arquiteto, Lowtons, Escudeiros e Abelhinhas. Temos consciência das dificuldades que enfrentaremos, mas todos juntos, unidos, guiados pela sabedoria, faremos a força de que necessitamos para alcançarmos a beleza desse valoroso trabalho de aperfeiçoamento moral do homem e da sociedade paraibana.
Feita esta projeção sintética dos nossos objetivos, queremos externar agora nossos agradecimentos e a nossa gratidão. Antes, porém, queremos expor o nível desses agradecimentos e dessa gratidão para com todos a quem nos referiremos.
O Tratado da Gratidão de São Tomaz de Aquino, Doutor da Igreja Católica, ensina que a gratidão pode ser expressa de forma diferente, em três níveis de intensidade: o nível superficial, o nível intermediário e o nível profundo. O nível superficial é o do reconhecimento intelectual, cerebral, cognitivo. O nível intermediário é o do agradecimento, de dar graças a alguém por aquilo que ela fez por nós. E o nível profundo é o do vínculo, de nos sentirmos vinculados a essas pessoas.
Em inglês ou em alemão o agradecimento sempre é dado no nível mais superficial da gratidão. Ao dizer-se “thank you” ou “zu danken”, estamos agradecendo no plano intelectual. Em parte de outras línguas europeias, o agradecimento é dado no nível intermediário. Ao dizer-se “merci” em francês, “gracias” em espanhol ou “grazie” em italiano, está se dando uma mercê, está sendo grato, por algo que lhe foi dado ou lhe foi feito. Mas, só em português, o agradecimento é feito no terceiro nível, o nível mais profundo. Dizemos sempre “obrigado”, que significa ficar obrigado, ficar vinculado perante àquela pessoa que lhe fez algo de bom, ficar comprometido com ela por seu convite, ser grato por poder contribuir na medida das possibilidades para seus projetos, seus trabalhos, suas reflexões. E é neste preciso sentido, neste nível mais profundo, que bradamos aos quatro ventos para que todos ouçam: muito obrigado.
Muito obrigado, Grão-Mestre Adjunto Benedito de Andrade Santana, Grande Primeiro Vigilante Canuto Fernandes Barreto Neto e Grande Segundo Vigilante Antonio “Barros” Gomes Soares, que juntos comandaremos a nossa amada Grande Loja.
Muito obrigado aos demais Irmãos aclamados, Grande Orador Teldson Douetts Sarmento, Grande Orador Adjunto Paulo Porcino da Silva e Juízes do Grande Conselho de Justiça aclamados e nomeados, já antes mencionados.
Muito obrigado aos que terminaram seus mandatos, em especial aos Ilustres Irmãos Past Grande Primeiro Vigilante José Laércio de Souza, Past Grande Orador José Ednor Varela de Araújo, grandes oficiais administrativos e litúrgicos, grandes secretários e grandes delegados distritais, juízes do Grande Conselho de Justiça, bem como a todos os demais membros da Administração, nossos mais efusivos agradecimentos por terem realizado seus labores com zelo e desprendimento. Aos nossos Ex Grão-Mestres e Ex Grão-Mestres Adjuntos, aqui representados pelo Ex Grão-Mestre Marcos Araújo, nosso reconhecimento pelas suas contribuições dadas a nossa Grande Loja.
Aos Ilustres Grão-Mestres, Eminentes Grão-Mestres e Past Grão- Mestres que aqui se encontram, nossas maiores atenções. Suas presenças revestem este ato de posse de grande pompa e demonstram estreito relacionamento entre nós e nossas Potências.
À minha família, minha esposa Maria do Socorro Pinto de Carvalho Elisiário, minhas filhas Danielle, Isabelle e Michelle, meus netos Lucas e Luísa, que pela privação da minha presença em grande parte dos seus tempos propiciaram e continuarão a propiciar a mim o trabalho diuturno da Grande Loja. À minha esposa tributo com honras o seu zeloso trabalho dispensado à Fraternidade Feminina, além de ser ela grande coadjuvante do meu trabalho nesta Grande Loja.
Aos Irmãos que se dedicaram em preparar toda a cerimônia e toda a festa, sem os quais não haveria tanto brilhantismo, Benedito Santana, Gilberto Cantarelli, Clidenor Júnior, Gerailton Bezerra, Francisco Pedrosa, Edmar Leal, Leônidas Lima, Ivan Belmiro, Daniel Casimiro, Geraldo Dantas e Alexandre Mariano, nossos mais profundos agradecimentos.
E aos participantes desta sessão magna de posse, nossos agradecimentos por estarem conosco e com os quais também compartilhamos nossas alegrias.
Ao Grande Arquiteto do Universo agradecemos a graça concedida. Ele é o Sol que nos banha com seus eflúvios raios e que nos ilumin a sem cessar durante toda a nossa gestão.
Que a Paz reine em todos os corações.
Grão-Mestre Ailton Elisiário
João Pessoa, 11 de Janeiro de 2025.
Ler Mais
- jan 19, 2025
- 0 Comentários

No dia 11 de janeiro de 2025, a Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba celebrou a solenidade de posse da nova diretoria para o quadriênio 2025/2029. O evento reuniu irmãos de diversas regiões do Brasil, reafirmando o compromisso da maçonaria em fortalecer os laços fraternais e a união entre as Lojas Maçônicas do país.
O Soberano Grande Comendador Jorge Luiz de Andrade Lins marcou presença na cerimônia, contribuindo com sua experiência e dedicação ao desenvolvimento da maçonaria brasileira. Ailton Elisiário (Grão-Mestre/PB) e Benedito Santana (Grão-Mestre Adjunto/PB), recém-empossados, também receberam os ilustres irmãos durante a solenidade, entre eles:
• Adonai Eber Rodrigues Leitão (Grão-Mestre/PA)
• Alberto Jorge Vieira (Past Grão-Mestre/SE)
• Anderson Pinto Verçosa Simões (Grande Secretário Geral/SCG33)
• Armando Assumpção (Grão-Mestre/DF)
• Bolivá Marques Vieira (Past Grão-Mestre/MA/CMSB/Secretário de Finanças)
• Claudiano Luiz da Fonseca (Grão-Mestre/BA)
• Flávio José de Amorim (Grão-Mestre/PE)
• Flávio Vicente Guimarães (Grão-Mestre Adjunto/PA)
• Jarbas Nogueira Matias (Grão-Mestre/PI)
• Jorge Anysio Haddad (Grão-Mestre/SP)
• Jorge da Águia (Grão-Mestre/AL)
• José Genival de Andrade (Grão-Mestre/SE)
• José Marinho dos Santos Neto (Grão-Mestre Adjunto/GOB)
• Marco Antonio Correa de Sá (Grão-Mestre/PR)
• Marcos Antonio de Araújo Leite (Past Grão-Mestre/PB)
• Narciso Dorta Ernandes Filho (Grão-Mestre/CE)
• Onildo Silva A. Filho (Grão-Mestre Adjunto/GOBPB/COMAB)
• Paulo Benevenute Tupan (Grão-Mestre/RO)
• Ricardo dos Santos Rodrigues (Grão-Mestre Adjunto/SE)
• Robert Hook Menescal Pinto (Grão-Mestre/RN)
• Sérgio Câmara (Relações Exteriores/PE)
• Silvino Corcino de Medeiros Neto (Grão-Mestre GOB/PB)
A solenidade de posse da nova diretoria também foi marcada pela expressiva participação das Lojas jurisdicionadas à Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, evidenciando a união e o compromisso de toda a jurisdição. Ao todo, marcaram presença irmãos das seguintes lojas:
-
Branca Dias Nº1
-
Regeneração Campinense Nº2
-
Schalom Nº6
-
Raimilson Felinto Nº8
-
Regeneração do Norte Nº10
-
Sete de Setembro Nº11
-
Augusto Simões Nº12
-
Duque de Caxias Nº14
-
Carneiro da Cunha Nº17
-
Gonçalves Ledo Nº18
-
União Maçônica Cajazeirense Nº20
-
Segredo e Lealdade Nº24
-
Presidente João Pessoa II Nº25
-
Barão do Rio Branco Nº30
-
Eddeus Feitosa Leite Nº32
-
José do Patrocínio Nº33
-
João Sales de Araújo Nº36
-
Comendador Arthur Lundgren Nº37
-
Delta da Paraíba Nº39
-
Cinco de Julho Nº40
-
Cavaleiros do Sol Nº42
-
Estrela de Araçá Nº43
-
Os Últimos Templários Nº46
-
Fortaleza da Paz Nº51
Destacamos, em especial, as Lojas que trouxeram as maiores comitivas, refletindo o espírito de irmandade e engajamento: a Regeneração do Norte Nº10, com 31 presentes, a Regeneração Campinense Nº2, com 27 presentes, e a Os Últimos Templários Nº46, também com 27 presentes.
A cerimônia foi marcada por discursos inspiradores, reafirmação de compromissos e momentos de celebração em prol dos valores maçônicos. A nova diretoria assume com a missão de conduzir a Grande Loja com ética, responsabilidade e inovação, trabalhando por uma maçonaria cada vez mais unida e ativa em benefício da sociedade.
Agradecemos imensamente a todos os irmãos presentes, que representam o espírito fraternal que une nossa instituição, e desejamos uma gestão repleta de realizações à nova diretoria.
Ler Mais