O Grão Mestre

Ailton Elisiário de Souza

Discurso de Posse

Fratres in Unum

Este é o dístico maçônico que passo a adotar como lema do nosso grão-mestrado. Traduz-se por Irmãos em União. Ele é retirado do Salmo da Concórdia: Ecce quam bonum et quam jucundum habitare fratres in unum, isto é, Oh! quão bom e quão suave é que vivam os Irmãos em União.

O dístico será utilizado na correspondência do Grão-Mestre e em outros documentos, para levar esta mensagem de união entre nós. Que ele possa contribuir para que os laços da fraternidade se fortifiquem e possamos estar juntos sempre em harmonia.

Grão Mestre Grande Loja da Paraíba

Ecce quam bonum et quam jucundum habitare fratres in unum.

Salmo da Concórdia

A Trolha e a Espada

São as armas do nosso grão-mestrado. Conduzirei a Trolha em uma das mãos e a Espada na outra. Com a Trolha e a Espada haveremos de realizar nossa tarefa. Com a Trolha, revigorando a Grande Loja que, ante os conceitos da pós-modernidade e os efeitos da pandemia que assola o mundo, necessita readequar-se aos seus verdadeiros objetivos com nova roupagem. Com a Espada, para nessa crucial trajetória defendê-la dos seus inimigos. Assim, como Grão-Mestre buscarei desincumbir-me da melhor maneira possível, desta honrosa missão me confiada pelos nossos caros irmãos. Que assim Deus me ajude.

Mensagem aos Irmãos

Disse o escritor francês Alfred de Vigny (1797 – 1863) que é “feliz aquele que realiza na idade adulta o seu sonho da mocidade”. Hoje, proclamo aos quatro ventos a minha felicidade pela realização do sonho da minha mocidade, buscado pela primeira vez em 1988, renovado em 2004 e realizado em 2020. São 32 anos de fé e perseverança, enfrentando obstáculos, interesses contrariados, incompreensões, vaidades, sofrendo até injúrias, sem desvanecer-me jamais dos meus ideais. Enfim, uma história de vida e de luta permanente por um ideal e sua concretização. Cabe relembrar o poeta Virgílio, que nas Geórgicas, 144 e 145, escreveu: Labor improbus omnia vincit, ou “o trabalho persistente vence tudo”.

Venci e comigo os que acreditaram na minha proposta transformadora de nossa Grande Loja. Um projeto de futuro, dentro de uma visão inovadora capaz de dar sustentação ao novo edifício social que juntos haveremos de construir. O mundo tem mudado e mais agora com a pandemia, que tem feito o homem e a sociedade redirecionarem suas forças para trilharem novos caminhos. A ânsia de nossos irmãos por mudança é enorme, a ponto deles registrarem em mensagem de whatsapp que nós somos a promessa e eles são a esperança.

Será assim na Grande Loja e estamos iniciando a jornada agora. Nosso plano de metas apresentado e discutido já começa a ser executado. Uma delas, de natureza administrativa, a de formar uma equipe capacitada e comprometida com a gestão e com a busca permanente por resultados, podemos afirmar que já está cumprida. Nossa equipe está formada por valorosos mestres, cada um deles ocupando o cargo para o qual está habilitado. Temos assim, uma equipe qualificada, a qual, proporcionaremos condições para o melhor desempenho de suas atribuições, dando cumprimento a outra meta administrativa.

A Maçonaria Executiva será o nosso caminho. Haveremos, então, de nos desprender do conhecido, do habitual e rotineiro, para realizarmos as mudanças necessárias, em busca de outros caminhos e novas respostas. Contudo, sem perdermos nossa essência e nossa finalidade. Sim, porque como disse Thomas Hardy (1840 – 1928), um grande romancista inglês da época vitoriana, “o tempo muda tudo, exceto algo que existe em nosso interior e que se surpreende com cada mudança”. Teremos assim em nosso meio as duas faces de Janos, porque olharemos para o futuro sem perdermos de vista o passado.

A partir deste momento, eu convido a todos os irmãos a começar uma vida maçônica mais saudável, buscando entre nós com sinceridade as virtudes da concórdia. Isto fará uma enorme diferença e o resultado será uma Grande Loja pujante, mais forte, pobre em projetos individuais de poder e rica em projetos sociais voltados para os irmãos, para as lojas e para a sociedade. Existem muitos motivos para isso. O hexagrama 49 do I Ching anota que “a mudança é um ato de fé. Nasce da luta entre o velho e o novo. Toda mudança responde a forças superiores. Por isso, não há motivo para se arrepender da transformação”.

Vamos desenhar nossa vida maçônica a partir de agora, como um artista que cria na tela em branco a imagem pela transformação das tintas de que se serve. O pensador alemão Erich Fromm (1900 – 1980) disse que “na arte de viver, o homem é, ao mesmo tempo, o artista e a obra de arte, é o escultor e o mármore”. Portanto, também sigamos a lição consonante do filósofo grego Plotino (205 – 270), que assim ensinou: “não deixe de esculpir sua própria estátua”.

Levamos esta mensagem aos irmãos durante a campanha e a renovamos aqui. Esperamos que ela tenha acolhimento na consciência de cada um por força da razão e, no coração, por força da emoção. Pela consciência da realidade que exige a transformação de nossa Grande Loja, produziremos com racionalidade a obra e, pela emoção que nos toca o coração, nossas ações serão apaixonadas dando beleza à obra. Com isto afirmo com Thiago de Mello, poeta amazonense, “o importante é trabalhar pela mudança. Cada um na sua vez. Cada qual em seu lugar”.

Todos nós, agora diretores empossados da Grande Loja da Paraíba, queremos que a força de nossos irmãos se some a nossa sabedoria para a beleza da obra que será de todos nós. Aceitem o desafio. Demo-nos às mãos e caminhemos juntos, a estrada é longa e acidentada, mas chegaremos lá.

Aos companheiros comigo eleitos, Grão-Mestre Adjunto Benedito de Andrade Santana, Grande Primeiro Vigilante José Laércio de Souza e Grande Segundo Vigilante Antonio “Barros” Gomes Soares, com quem no dia a dia dividirei os encargos da Administração, a faina é árdua e longa, mas nos dispondo a ela alegremente não nos faltarão motivações para com a mudança evoluirmos para o crescimento.

Aos demais companheiros eleitos e nomeados, estejamos permanentemente dispostos a sacrificar o que somos por aquilo que podemos nos transformar.

Aos membros diretores que terminaram seus mandatos, nossos mais efusivos agradecimentos pela oportunidade que tivemos de trabalhar juntos e pela alegria de termos realizado nosso labor com zelo e desprendimento.

Aos Ilustres Grão-Mestres que nos prestigiam, Irmão Robert Hook, Grão-Mestre da Grande Loja do Rio Grande do Norte; Irmão João Ângelo Muniz, Grão-Mestre da Grande Loja de Pernambuco; Irmão Edilson de Oliveira, Grão-Mestre a Grande Loja de Minas Gerais; Irmão Cassiano Teixeira de Morais, Secretário Geral da CMSB; Onildo Silva Almeida Filho, Grão-Mestre do Grande Oriente da Paraíba e Otacílio Batista de Almeida Filho, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil/Paraíba, nossas maiores atenções. Suas presenças revestem este ato de posse de grande pompa e demonstram estreito relacionamento entre nossas Potências. Reafirmamos nossos propósitos de marcharmos unidos, de trabalharmos em cooperação, para tornarmos feliz a Humanidade. Nossos efusivos agradecimentos.

Aos participantes dessa sessão magna de posse, presenciais e virtuais, nossos agradecimentos por estarem conosco e com os quais também compartilhamos nossas alegrias. E aos irmãos que se dedicaram em preparar toda a cerimônia, sem os quais não haveria tanto brilhantismo, nossos mais profundos agradecimentos.

Ao Grande Arquiteto do Universo agradecemos a graça concedida. Ele é o Sol que nos banha com seus eflúvios raios e que nos ilumine sem cessar durante toda a nossa gestão.

Esta sessão de posse embora seja magna, suspendemos o evento social festivo que sempre marcou as nossas cerimônias de posse, não apenas em razão da pandemia, mas principalmente em respeito e reverência ao nosso irmão Grão-Mestre de Honra José Reinaldo Camilo de Souza.

A todos desejamos retorno feliz às suas casas.

Ite, missa est. Ide, a cerimônia terminou.



João Pessoa, 9 de janeiro de 2021.

Área Restrita

Preencha seus dados para ter acesso a área restrita