Notícias

Fique informado.

Dia do Maçom - Mensagem Ailton Elisiário

MENSAGEM DO GRÃO-MESTRE

DIA DO MAÇOM BRASILEIRO

Fratres in Unum

S⸫ S⸫ S⸫

OUVIR MENSAGEM NA VOZ DO IRMÃO AILTON

Diletos Veneráveis Mestres e Irmãos:

Anualmente no dia 20 de agosto a Maçonaria Brasileira comemora o Dia do Maçom, oficializado em 2009 pela Lei n° 8.796. É um dia em que os Irmãos reunidos em suas Lojas não somente se confraternizam, mas se impregnam da importância de serem Maçons, ante os propósitos da Instituição para com a sociedade. Notadamente este ano o Dia do Maçom se reveste de contornos especiais, pois que se celebra o Bicentenário da Independência do Brasil, fato histórico do qual foi protagonista a Maçonaria.

Na história universal a Maçonaria tem encampado a defesa dos Direitos |Humanos, sendo mentora nas lutas independentistas dos países, especialmente os da América Latina. Nos grandes momentos históricos do Brasil a Maçonaria está sempre atuando em prol da Liberdade e da Democracia.

O País realizará eleições em outubro para Presidente da República, Governadores dos Estados, Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. O panorama eleitoral se apresenta eivado de perturbações, de ameaças às instituições, de ataques às pessoas, de desrespeitos às autoridades, de menosprezo pelo povo, levando os eleitores a um sentimento de insegurança jurídica e incerteza do futuro do Brasil.

Milhares de candidatos se oferecem para serem os representantes do povo brasileiro nos Poderes Executivo e Legislativo, muitos deles descomprometidos e despreparados. São pessoas que se eleitas, decidirão as vidas dos brasileiros, com suas votações em plenários e ações de gestão. E como Maçons, devemos exercer a nossa influência junto aos eleitores, mostrando-lhes que a escolha de cada candidato deve estar atrelada ao compromisso social deste com a felicidade do cidadão e sua família.

A ética na política deve ser apanágio de cada candidato, seu plano de governo deve conter elementos que possibilitem condições de geração de renda e emprego, proteção à família, amparo aos necessitados, conhecimento, saúde e educação em níveis mais qualificados. Independentemente do viés ideológico, há políticos que estão atados às velhas e danosas práticas partidárias, que não podem ter mais lugar atualmente. O bem-estar social deve ser o condutor das ideias dos candidatos, para que sejam dignos do voto.

Portanto, temos a obrigação de conhecer cada candidato para fazermos nossa escolha, influenciarmos nossos parentes e amigos, companheiros de trabalho, de estudo, de lazer e de oração. Em nossas hostes temos Irmãos que são candidatos e que podem bem nos representar, porque estão alinhados com os nossos princípios, com a sociedade brasileira que almejamos, livre, democrática, produtiva, próspera, feliz. Temos também familiares e amigos que comungam dos nossos pensamentos e que podem gozar de nossa colaboração. 

O que não podemos perder de vista é a felicidade geral da nação, que se obtém com boa educação, saúde de qualidade, trabalho garantido, segurança permanente, família protegida. Portanto, nossos representantes devem ser fiéis aos compromissos assumidos que permitam a realização dos programas que assegurem esses alvos. Os Maçons têm um compromisso social intrínseco: tornar feliz a Humanidade.

Saúdo em nome da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba os Irmãos Maçons paraibanos e brasileiros, em seu Dia Distintivo, com esta mensagem de confiança, para que possamos exercer este nosso compromisso social buscando que o Brasil eleja os melhores candidatos, aqueles que não pensam em si próprios e nem queiram desviar a vocação nacional impregnada em nossa bandeira que carrega o Grito Maçônico do Ipiranga.
João Pessoa, 20 de agosto de 2022.

AILTON ELISIÁRIO DE SOUZA
Grão-Mestre

 



0 Comentário(s) para "Dia do Maçom - Mensagem Ailton Elisiário"

Digite seu Comentário

Área Restrita

Preencha seus dados para ter acesso a área restrita