Notícias

Fique informado.

Grão-Mestres da Paraíba se Reunem em Campina Grande.

Reunidos hoje pelas 10 horas na Loja Regeneração Campinense, em Campina Grande, os Grão-Mestres Ailton Elisiário (GLEPB), Otacilio Almeida (GOB-PB) e Onildo Filho (GOPB), discutiram assuntos de interesse das três Potências, com destaque entre esses, do fortalecimento das relações institucionais e de amizade. As reuniões entre os Grão-Mestres têm acontecido com periodicidade regular, concretizando o propósito de harmonia e união da Maçonaria Paraibana.

 

Grande Secretaria de Comunicação e Imprensa

 

Ler Mais

Grão-Mestre Ailton Elisiário é homenageado no Aniversário da GLOMARON

No dia 10 de abril de 2021 a Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (GLOMARON) festejou seu aniversário de 36 anos.
A nossa Grande Loja participou dessas festividades, que foram de forma virtual, através do Sereníssimo Grão-Mestre Ailton Elisiário, que levou a mensagem de felicitações pela data em questão.
As deferências foram feitas ao Irmão Grão-Mestre Paulo Tupan e ao palestrante da noite, o Past Grão-Mestre Aldino Brasil, que fez uma sinergia com a história da Obediência e do próprio Estado de Rondônia, que teve em seu primeiro Governador um Irmão Maçom, o irmão Jorge Teixeira de Oliveira. Abrilhantando ainda mais o evento o Ir. Aílton Elisiário foi agraciado com o título de Grão-Mestre Honorário da GLOMARON como preito de Gratidão aos Incontáveis serviços prestados à Maçonaria, à Sociedade e àquela Obediência. Ao agradecer a honraria, o irmão Ailton Elisiário anunciou que estava compartilhando a comenda com os irmãos paraibanos, por fazerem juntamente com ele a Grande Loja da Paraíba.
O evento foi bastante prestigiado por diversas potências de todo Brasil na noite desse sábado.

Ler Mais

Mensgem do Grão-Mestre - Dia Internacional da Mulher

MENSAGEM DO GRÃO-MESTRE
CARTA À MULHER
Fratres in Unum
S⸫ S⸫ S⸫


Diletas Cunhadas e Sobrinhas:


Diletos Veneráveis Mestres e Irmãos:


Hoje é o Dia Internacional da Mulher. É um dia simbólico, pensado para exclusivamente homenagear a Mulher, porque dia da Mulher é realmente todo dia do calendário, onde em cada um deles a Mulher luta pela dignificação do seu papel na sociedade.


Nos dias de hoje a Mulher está presente em todos os segmentos da sociedade, tendo a
oportunidade de exercer influência em todo contexto. Ocupando cargos, exercendo ofícios,
discutindo, decidindo, trabalhando enfim, a Mulher realiza sua missão, que não é mais
unicamente a de ser a dona da casa ou a rainha do lar, figura assim endeusada nos tempos idos do romantismo.

A Mulher hoje é uma mulher de luta permanente, luta pela sua própria sobrevivência, pela sua profissionalização, pela defesa dos filhos e da família. Tem nesse mundo competitivo envidado esforços para superação dos desafios, desempenhado em todos os lugares do mundo funções que por tradição ou por adequação pertencem ao homem, dando sinais de competência e determinação.

Mas, as agruras da vida não são capazes de lhe tirar a sensibilidade, a compaixão, a ternura, qualidades inerentes à sua personalidade. Permanece ante tudo acreditando por dias melhores, pela transformação do egoísmo humano em solidariedade, no seu mister espiritual de esposa e mãe a bem cuidar do marido, dos filhos, dos animais, das plantas, do lar, como pilar central de sustentação da família.

Essa Mulher, de variada etnia, idade, crença e cultura, muitas vezes discriminada,desprezada, perseguida, é aquela que sempre está alegre, esperançosa, de braços abertos à vida, consciente de que na família está o grande projeto de amor de Deus. Não importa se é pobre ou rica, urbana ou rural, indígena ou civilizada, culta ou iletrada, ela tenta continuamente abrir passagens, buscando oferecer sua colaboração para que reinem no mundo a paz e a justiça social.

Ela sabe que sua missão ultrapassa a mera perpetuação da espécie, porque carrega dentro de si mesma o dom de transformar arrogância em humildade, ódio em amor, ignorância em sabedoria, fragilidade em fortaleza. Ela é a Mulher frágil, amorosa, paciente, que se transmuda em autodeterminada, corajosa, confiante, enfrentando riscos e pugnando altaneira e insubmissa pela solução ideal dos problemas, alimentando assim os seus sonhos.

A Mulher hoje é importante elemento de mudança no mundo. Seus talentos pessoais lhe asseguram esta condição. Ser Mulher hoje é, portanto, assumir com o homem a luta cruel pela vida, pela família, pelos filhos, pela dignidade humana e pela construção de uma sociedade justa.

Homenageamos, pois, todas as mulheres e em especial, às nossas Cunhadas e Sobrinhas, que se unem a nós nesse trabalho maçônico de filantropia, buscando conosco tornar feliz aHumanidade.

Que o Grande Arquiteto do Universo permaneça iluminando as mulheres, mantendo-as amorosas e decididas, sempre levando aos lares e às comunidades o alento divino da solidariedade e da paz.

Parabéns à Mulher brasileira, às Samaritanas e Fraternas maçônicas, neste Dia Internacional da Mulher.

João Pessoa, 08 de março de 2021.
AILTON ELISIÁRIO DE SOUZA
Grão-Mestre

 

Grande Secretaria de Comunicação e Imprensa

Ler Mais

I Assembleia Geral Trimestral de 2021

Na tarde deste sábado dia 06/03/2021 foi realizada a I Assembleia Geral Ordinária da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba. A reunião foi convocada de forma virtual de acordo com o estabelecido em decreto do Governo do Estado, em face da pandemia da COVID-19.  Sob a presidência do Sereníssimo Grão-Mestre Ailton Elisiário, com auxílio do Grão-Mestre Adjunto Benedito Santana e os Grandes Oficiais a assembleia teve seis pontos de pauta na Ordem do Dia. O plenário aprovou a prestação de contas do ano 2020 da Grande Loja, bem como o aperfeiçoamento na forma dos relatórios. A Assembleia autorizou a mudança da ARLS Fortaleza da Paz nº 51 para o oriente de João Pessoa. O Ato do Grão-Mestre sobre as eleições de Diretoria das Lojas foi o destaque com alinhamento de ações com o Grande Conselho de Justiça, onde foram referendadas as normas para o pleito de 2021. Na última pauta o Sereníssimo apresentou o relatório administrativo 2020 conforme disposição da Legislação da GLEPB. Na palavra a Bem da Ordem os membros efetivos fizeram considerações de satisfação, entendimento e contentamento pelo formato da reunião e sua dinâmica. Os Grandes Oficiais se pronunciaram sobre a busca da transformação da fraternidade já sentida nessa Assembleia. O Grão-Mestre Ailton Elisiário fez seu discurso, saudando a memória do Irmão José Reinaldo Camilo de Souza, nosso Grão-Mestre de Honra In Memoriam. Nas suas palavras o Grão-Mestre citou as participações em posses na sociedades civil e maçônica. Registrou ações administrativas, bem como os planos de melhoramentos de infraestrutura da sede da Grande Loja. Apontou que a partir deste mês estará voltado em acompanhar as eleições nas Lojas e suas posses no meio do ano. Encerrou seu discurso externando sua preocupação com a situação da pandemia, mas conclamando a todos para não se deixarem imobilizar diante da crise. Que as Lojas realizem semanalmente reuniões virtuais, mantendo as estreitas relações que unem os maçons como verdadeiros irmãos. A assembleia foi encerrada com agradecimentos e desejo de paz a todos.

Grande Secretaria de Comunicação e Imprensa.

Ler Mais

HOSPITAL CLEMETINO FRAGA RECEBE DOAÇÃO

Na tarde do dia 04 de março de 2021 o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica da Paraíba Aílton Elisiário acompanhou as Fraternas ao Complexo Hospitalar  Clementino Fraga, em João Pessoa. O hospital é referência em tratamento de Hanseníase . Nesta data fizeram a entrega de 120 unidades de hidratante para utilização no tratamento dos pacientes hansenianos. A diretora Vanini agradeceu a doação e o Grão-Mestre anunciou que as Fraternas manterão de forma permanente essa ação social em sua programação de atividades. Presentes Ailton Elisiário, Socorro Elisiário, Geni Souza e Maritian Marques. Irmãos Georgio Marques e Geraldo Bezerra.

 

Grande Secretaria de Imprensa e Comunicação da GLEPB

Ler Mais

Sessão Magna de Posse

Sessão Magna de Posse do Sereníssimo Grão-Mestre Ailton Elisiário de Souza, do Eminente Grão-Mestre Adjunto Benedito Santana de Andrade e Membros da Administração.


VEJA TODAS AS FOTOS DAS SESSÃO DE POSSE - CLIQUE AQUI!

 


ASSISTA O VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO DE POSSE - CLIQUE AQUI!


A Maçonaria Executiva será o nosso caminho. Haveremos, então, de nos desprender do conhecido, do habitual e rotineiro, para realizarmos as mudanças necessárias, em busca de outros caminhos e novas respostas. Contudo, sem perdermos nossa essência e nossa finalidade. Sim, porque como disse Thomas Hardy (1840 – 1928), um grande romancista inglês da época vitoriana, “o tempo muda tudo, exceto algo que existe em nosso interior e que se surpreende com cada mudança”. Teremos assim em nosso meio as duas faces de Janos, porque olharemos para o futuro sem perdermos de vista o passado.

Ailton Elisiário

Fratres in Unum

Ler Mais

Homenagem José Reinaldo Grão-Mestre de Honra

Não poderia iniciar esta cerimônia de posse sem antes expressar os sentimentos de dor e de saudade, pela perda que tivemos com a passagem ao Oriente Eterno do nosso líder maior, o Sereníssimo Grão-Mestre José Reinaldo Camilo de Souza, agora o nosso Grão-Mestre de Honra.
Estaria ele aqui feliz, entregando-me sorridente o malhete da Grande Loja que tão bem conduziu durante 8 anos. Minha felicidade estaria mais ampliada, meu coração pulsando mais pelas emoções de que seria invadido, notadamente em razão de assumir o comando desta Instituição neste ano de 2021, ano em que celebro meus 50 anos de vida maçônica. Exemplo indelével de perseverança que transmito aos meus diletos irmãos.
Mas, o destino quis que não fosse assim. O vírus que tem massacrado a população mundial o abateu, não obstante sua peleja para sair vencedor daquele hospital. Pelos protocolos sanitários foi impedido de ser sepultado com as devidas honras maçônicas a que tinha direito, ele que concedeu tais honrarias a tantos irmãos. Isto, porém, não ficará assim. Oportunamente celebraremos neste templo suas exéquias com o ritual de pompas fúnebres.
Ao longo de 16 anos construímos juntos, eu e Reinaldo, uma história de lutas, de perdas e conquistas, confiantes um no outro, sempre em busca do melhor para a nossa Grande Loja. Embora ausente, ele sempre estará presente em minhas lembranças e vivo em minhas meditações, em especial em minhas decisões, pelo que com ele aprendi em lições de experiência me transmitidas com sua sabedoria.
Nesta oportunidade faço esta homenagem ao irmão, ao amigo e ao líder, José Reinaldo, envolvendo em luto de forma simbólica a sua joia de Grão-Mestre, depositando-a no Altar dos Perfumes, como símbolo de nossa dor pela irreparável perda do nosso Grão-Mestre.
Nesta sessão, o lugar à minha esquerda pertence ao Grão-Mestre de Honra. Ele permanecerá vazio, por nosso reconhecimento apenas ocupado por sua lembrança.
Aplaudamos o nosso Grão-Mestre que repousa à sombra da Acácia.

Ler Mais

Missa de 7º Dia José Reinaldo Camilo de Souza

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua juventude, antes que volte o pó à terra, de onde veio, e o espírito retorne a Deus, que o concedeu. (Eclesiastes, 12: 1, 7).

Lição do Mestre que todos devem aprender e observar. Depois de 72 anos de vida entre nós, José Reinaldo Camilo de Souza repousa nos braços do Senhor. Professando a fé católica, cumpriu o seu dever de cristão, voltado à família e aos irmãos de Ordem. Deixa uma lacuna no seu meio social, onde praticava a caridade e a assistência social.

Foi um bom marido, pai amigo, avô encantado e irmão dedicado a muitos outros irmãos. Dada a sua espiritualidade, jamais iniciava suas reuniões e preleções sem antes saudar o Altíssimo, sempre a Ele se referindo com a expressão Deus de Amor e Bondade. Ele tinha um jeito especial de tratar as pessoas, sempre com respeito e fraternidade. Foi um líder, um homem preocupado com o bem-estar de todos.

Mais do que uma liderança estadual de uma organização milenar, sempre teve a postura de cidadão integrado às bandeiras legítimas da sociedade. A sua marca social era a filantropia, posto que era uma vida preocupada com a vida.
Comandou sua Instituição com habilidade. Era um democrata e sempre utilizou o instrumento do diálogo. Fraterno e carismático, pode ter sido até por tantos incompreendido, mas o seu norte era conquistar pelo poder dos argumentos, jamais pelo poder da força.

O homem se foi, ficou não só seu exemplo, mas a sua história. Que Deus o tenha agora à espera da ressurreição.

À família enlutada transmitimos os nossos pesares e nossos sentimentos de solidariedade.

Ailton Elisiário de Souza Grão-Mestre

(Missa de 7o Dia, na Igreja da Paróquia de São Pedro Pesador. João Pessoa, 04/01/2021, às 17 horas).

 

Acácia Amarela from Grande Loja PB on Vimeo.

Ler Mais

NOTA OFICIAL - GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DA PARAÍBA

Temos o doloroso dever de informar à família maçônica a passagem ao Oriente Eterno de nosso Sereníssimo Grão-Mestre, Ilustre Irmão JOSÉ REINALDO CAMILO DE SOUZA, ocorrida por volta das 22 horas. Elevemos nossos espíritos ao Grande Arquiteto do Universo, pedindo-Lhe que receba o nosso Grão-Mestre em sua bondade e misericórdia. À família enlutada transmitimos os nossos pesares e nossos sentimentos de solidariedade. Na conformidade do artigo 14, VI, de nossa Constituição e artigo 238, I, do Regulamento Geral, decretamos luto oficial de 21 dias e suspensão dos trabalhos maçônicos por 9 dias.

Oriente de João Pessoa, 29 de dezembro de 2020.            

AILTON ELISIÁRIO DE SOUZA
Grão-Mestre Adjunto

Ler Mais
Página 3 of 9 Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próxima

Área Restrita

Preencha seus dados para ter acesso a área restrita