Notícias

Fique informado.

Dia do Maçom - Mensagem Ailton Elisiário

MENSAGEM DO GRÃO-MESTRE

DIA DO MAÇOM BRASILEIRO

Fratres in Unum

S⸫ S⸫ S⸫

OUVIR MENSAGEM NA VOZ DO IRMÃO AILTON

Diletos Veneráveis Mestres e Irmãos:

Anualmente no dia 20 de agosto a Maçonaria Brasileira comemora o Dia do Maçom, oficializado em 2009 pela Lei n° 8.796. É um dia em que os Irmãos reunidos em suas Lojas não somente se confraternizam, mas se impregnam da importância de serem Maçons, ante os propósitos da Instituição para com a sociedade. Notadamente este ano o Dia do Maçom se reveste de contornos especiais, pois que se celebra o Bicentenário da Independência do Brasil, fato histórico do qual foi protagonista a Maçonaria.

Na história universal a Maçonaria tem encampado a defesa dos Direitos |Humanos, sendo mentora nas lutas independentistas dos países, especialmente os da América Latina. Nos grandes momentos históricos do Brasil a Maçonaria está sempre atuando em prol da Liberdade e da Democracia.

O País realizará eleições em outubro para Presidente da República, Governadores dos Estados, Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. O panorama eleitoral se apresenta eivado de perturbações, de ameaças às instituições, de ataques às pessoas, de desrespeitos às autoridades, de menosprezo pelo povo, levando os eleitores a um sentimento de insegurança jurídica e incerteza do futuro do Brasil.

Milhares de candidatos se oferecem para serem os representantes do povo brasileiro nos Poderes Executivo e Legislativo, muitos deles descomprometidos e despreparados. São pessoas que se eleitas, decidirão as vidas dos brasileiros, com suas votações em plenários e ações de gestão. E como Maçons, devemos exercer a nossa influência junto aos eleitores, mostrando-lhes que a escolha de cada candidato deve estar atrelada ao compromisso social deste com a felicidade do cidadão e sua família.

A ética na política deve ser apanágio de cada candidato, seu plano de governo deve conter elementos que possibilitem condições de geração de renda e emprego, proteção à família, amparo aos necessitados, conhecimento, saúde e educação em níveis mais qualificados. Independentemente do viés ideológico, há políticos que estão atados às velhas e danosas práticas partidárias, que não podem ter mais lugar atualmente. O bem-estar social deve ser o condutor das ideias dos candidatos, para que sejam dignos do voto.

Portanto, temos a obrigação de conhecer cada candidato para fazermos nossa escolha, influenciarmos nossos parentes e amigos, companheiros de trabalho, de estudo, de lazer e de oração. Em nossas hostes temos Irmãos que são candidatos e que podem bem nos representar, porque estão alinhados com os nossos princípios, com a sociedade brasileira que almejamos, livre, democrática, produtiva, próspera, feliz. Temos também familiares e amigos que comungam dos nossos pensamentos e que podem gozar de nossa colaboração. 

O que não podemos perder de vista é a felicidade geral da nação, que se obtém com boa educação, saúde de qualidade, trabalho garantido, segurança permanente, família protegida. Portanto, nossos representantes devem ser fiéis aos compromissos assumidos que permitam a realização dos programas que assegurem esses alvos. Os Maçons têm um compromisso social intrínseco: tornar feliz a Humanidade.

Saúdo em nome da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba os Irmãos Maçons paraibanos e brasileiros, em seu Dia Distintivo, com esta mensagem de confiança, para que possamos exercer este nosso compromisso social buscando que o Brasil eleja os melhores candidatos, aqueles que não pensam em si próprios e nem queiram desviar a vocação nacional impregnada em nossa bandeira que carrega o Grito Maçônico do Ipiranga.
João Pessoa, 20 de agosto de 2022.

AILTON ELISIÁRIO DE SOUZA
Grão-Mestre

 

Ler Mais

Dia do Maçom - Mensagem Benedito Santana

OUVIR MENSAGEM NA VOZ DO IRMÃO BENEDITO
 

Meus amados Irmãos

Comemoramos hoje, 20 de agosto, o dia do Maçom; conta a história/ que no dia 20 de agosto do ano de 1822, o povo maçônico, por sua representação naquele momento, deliberou/ juntamente com o Príncipe Regente Dom Pedro I, que a proclamação da Independência do Brasil/ deveria ocorrer, ainda naquele ano, seja, 1822.
Trata-se de uma celebração simbólica/ para nos lembrar/ da importância da Maçonaria/ em todo o processo de desenvolvimento do Brasil, com destaque para o advento da proclamação da sua Independência.
A família maçônica paraibana/ congratula-se com essa celebração simbólica/ no momento em que, com muita alegria e júbilo, a mui respeitável Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, comemora/ no próximo dia 24/ o seu nonagésimo quinto aniversário de fundação/ ocorrida no dia 24 de agosto de 1927.
Queremos, pois, nesse momento de confraternizações, elevarmos as nossas preces ao Grande Arquiteto do Universo/ rogando por Paz e união/ para toda a família maçônica dispersa pelo mundo inteiro, à que possamos encontrar, pela força da união fraterna, equilíbrio e determinação, e assim, vencermos as dificuldades que povoam os nossos dias.
Recebam todos, o nosso fraternal abraço/ e que o nosso Deus de amor e bondade/ continue abençoando a todos nós.

Benedito de Andrade Santana
Grão-Mestre Adjunto

 

Ler Mais

CMSB

51ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – Florianópolis 2022. A CMSB (Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil) é uma entidade maçônica associativa que congrega as 27 Grandes Lojas Brasileiras.


As reuniões em Assembleia deste colegiado são feitas em bases anuais onde são deliberados temas de interesse geral da Maçonaria brasileira, em especial os relacionados às Grandes Lojas.
2022 será o ano do 51º Encontro, o qual tem o tema, “Conhecer-se e Aperfeiçoar-se pelo Trabalho” e ocorrerá na capital do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, de 13 a 16 de julho de 2022.
Os trabalhos a serem realizados na oportunidade, movidos pela força e união de nossas Grandes Lojas, nos trará a sintonia necessária para que nossas Potências continuem o protagonismo social que exercem, em última análise, a busca por uma humanidade mais feliz.
A 51ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB, com a participação de todas as Grandes Lojas brasileiras conta com a sua presença!

Site do evento >> https://toindo.com.br/cmsb2022/


FAÇA SUA INSCRIÇÃO 


 

Ler Mais

CINQUENTA ANOS SERVINDO À MAÇONARIA

Tenho a imensa alegria de poder anunciar aos meus Irmãos, a comemoração de 50 anos de minha Iniciação na Maçonaria.

Iniciado na Loja Regeneração Campinense, em 18.12.1971, juntamente com José Moisés de Medeiros Neto, Giovani Freire e Hamilton Carvalho, encontrando-se o primeiro recolhido à intimidade do seu lar e os dois últimos descansando à sombra da Acácia.

Toda minha vida dedicada à Ordem, tendo desempenhado funções e trabalhos os mais diferentes, ocupado cargos os mais diversos, dentre os quais os de Venerável Mestre, Grande Inspetor Litúrgico, Membro Efetivo do Supremo Conselho e hoje ocupando o de Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba.

Compartilho orgulhoso esta celebração com meus queridos Irmãos, na certeza de ser um marco de resiliência no caminho da lapidação da Pedra Bruta.

Confesso minha felicidade de poder ter vivido toda essa experiência de lutas, sacrifícios, vitórias, derrotas, alegrias, dores, sempre com o coração repleto de esperanças, vislumbrando horizontes melhores para o bem comum e prosperidade dos meus Irmãos.

Sou grato ao Grande Arquiteto do Universo por ter cuidado de mim até aqui, ao mesmo tempo que a Ele peço sabedoria, como assim o fez Salomão, para bem conduzir os destinos de nossa amada Ordem.

Abraço por três vezes três a todos os meus caros Irmãos, seus familiares, nossos sobrinhos DeMolays, nossas sobrinhas Filhas de Jó, nossos Lowtons e nossas cunhadas Fraternas e Samaritanas.

Honremos nossa Ordem, pratiquemos seus princípios e trabalhemos sempre em prol da felicidade humana. Tornar  feliz a Humanidade é nossa utopia, nosso sonho e nosso compromisso.

Seja Deus o protetor de todos nós. Sejamos nós o guardião de cada um.

AILTON ELISIÁRIO DE SOUZA
Grão-Mestre

Ler Mais

50 anos de Ordem Maçônica

 

Congratulações da Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba ao seu líder Maior, Ailton Elisiário de Souza, Sereníssimo Grão Mestre, que, ao completar 50 anos de Ordem Maçônica, dirige e inspira a todos nós. Gerailton Bezerra de Souza - GSI-GLEPB.

Ler Mais

HOMENAGEM A REINALDO CAMILO E VÍTIMAS DA COVID

O Templo Maior da Grande Loja foi aberto na tarde deste sábado para sessão branca  da Loja Os Últimos Templários, na qual as vítimas da Covid e em especial o irmão José Reinaldo foram homenageados.

A sessão constou de acendimento do fogo simbólico, ofertas de rosas  brancas às vítimas e toque da Ave Maria de Schubert pela violinista Lis Dávila.

Na oportunidade foi reinaugurada a Galeria dos Past Grão-Mestres, tendo sido feita a aposição da fotografia do irmão José Reinaldo Camilo pelo Grão-Mestre Ailton Elisiário e a cunhada Geni Tavares de Souza, acompanhados de autoridades e familiares do homenageado.

O Coral regido pelo irmão maestro Radamir Lira executou a peça Funeral Sentence Queen Mary, de Purcell, abrilhantando a homenagem.

Palavras dos irmãos Gerailton Bezerra (Grande Secretário do Interior), Paulo Bernardes (Orador), Clidenor Júnior (Venerável Mestre), Benedito Santana (Grão-Mestre Adjunto) e de Ailton Elisiário (Grão-Mestre), enalteceram a memória do irmão José Reinaldo, tendo a cunhada agradecido a homenagem e recebido flores das Companheiras Fraternas.

Presentes o Grão-Mestre Adjunto do GOPB, Irmão Almir Oliveira, Veneráveis Mestres de Lojas da Jurisdição, Delegados do Grão-Mestre, Grande Primeiro Vigilante, Irmãos e Convidados, encerrando-se a solenidade com o serviço de coquetel.

GRANDE SECRETARIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO, em 05.12.2021.

Ler Mais

RESSAGRAÇÃO DE TEMPLO

O dia de sábado 25 deslocou a Grande Loja ao Oriente de Piancó, reunindo Irmãos da Região e de outras Potências Maçônicas, numa aconchegante festa de confraternização.

O Grão-Mestre Irmão Ailton Elisiário, juntamente com o Grão-Mestre Adjunto Irmão Benedito Santana, auxiliados pelo Grande Primeiro Vigilante Irmão José Laércio, Grande Orador Adjunto Irmão Paulo Porcino, Grande Mestre de Cerimônias Irmão Ivan Belmiro e Delegado do Grão-Mestre Irmão Marcos Neto, realizaram a cerimônia de Ressagração do Templo da Loja Antônio Remígio da
Silva n.9.

O Venerável Mestre de Honra Irmão José Gilmar Gervásio inaugurou as reformas que realizou no prédio da Loja, abrangendo o primeiro andar onde se instalou o salão de banquetes e no térreo o recreio maçônico com piscina, área de lazer e estacionamento.

O Venerárel Mestre Irmão Eduart Brito deu posse à Diretoria da Loja e o Irmão Gilmar Gervásio foi homenageado, recebendo do Grão-Mestre o título de Honra ao Mérito Maçônico. O Salão de Banquetes recebeu o seu nome e o Recreio Maçônico o nome da cunhada Erilene Azevedo.

Além das autoridades da Grande Loja estiveram presentes os Veneráveis Mestres das Lojas 5 de Julho, Eddeus Feitosa Leite e do Grande Oriente do Brasil.

Jantar festivo encerrou a programação do dia, reunindo a família maçônica e convidados.

Grande Secretaria de Imprensa e Comunicação da GLEPB, em 26.09.2021

Ler Mais

94 Anos GLEPB

 

94 Anos GLEPB from Grande Loja PB on Vimeo.


FAMÍLIA MAÇÔNICA

A Grande Loja da Paraíba chega hoje a 94 anos de vida laboriosa e compromissada com a felicidade do gênero humano, cumprindo sua missão, que se expande com as atividades de suas Lojas e de suas entidades paramaçônicas.

Ela respeita a espiritualidade de cada um e norteia seus projetos sociais na direção de que cada paraibano, cada brasileiro resgate a sua dignidade, representada pelo direito à habitação, emprego, saúde, educação e segurança.

Neste sentido, a Grande Loja da Paraíba pugna pela formulação política de um projeto nacional, que contemple os pressupostos do aperfeiçoamento democrático, do desenvolvimento econômico e social e da justa distribuição da renda nacional.

Desta forma a Grande Loja da Paraíba comemora seus 94 anos, amparada nos seus princípios, na sabedoria dos maçons do passado, na coragem e sobriedade dos maçons do presente, para reavivar a chama da esperança de melhores dias para o Brasil.

Conclama todos os seus Obreiros a trabalhar unidos no mesmo espírito de solidariedade, para a construção de um futuro harmonioso e benéfico para o nosso povo, sob a proteção e iluminação do Grande Arquiteto do Universo.

Agradece as mensagens de aniversário e reafirma seu compromisso de tornar feliz a Humanidade.

Ailton Elisiário de Souza
GRÃO-MESTRE

Ler Mais

HOSPITAL NAPOLEÃO LAUREANO RECEBE DOAÇÃO

Na manhã de ontem, dia 5, o Hospital Napoleão Laureano recebeu doação de alimentos e medicamentos para pacientes oncológicos, numa iniciativa da Grande Loja da Paraíba, Lojas Regeneração do Norte e Fidelitas e Irmãos Maçons.
O diretor financeiro do Hospital Rafael Siqueira, o Cirurgião Chefe e a assistente social do Hospital Fabíola Valones, recepcionaram o Grão-Mestre Ailton Elisiário, o Grão-Mestre Adjunto Benedito Santana, o Venerável Mestre Antônio de Pádua, o Grande Hospitaleiro Américo Uchoa, o Grande Tesoureiro Edmar Leal, Irmãos e Cunhadas.
Após a entrega os presentes visitaram a nova ala de quimioterapia recentemente inaugurada, que atende a 150 pacientes diários.
A cooperação da Grande Loja tem se repetido constantemente ao Hospital, que presta relevantes serviços ao Estado da Paraíba.

Grande Secretaria de Imprensa e Comunicação

Ler Mais
Página 1 of 8 1 2 3 4 5 6 7 8 Próxima

Área Restrita

Preencha seus dados para ter acesso a área restrita